sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sua Gravidez: 11ª Semana de gravidez

Gravidez tem tudo a ver com "dar-se ao luxo" e com abstinência, os dois de uma só vez. Você poderá dizer, "Outra bola de sorvete?", ou melhor, "duas!" E, ao mesmo tempo: "Vinho? Não obrigada, só um copo de água para mim." Você ainda tem 29 semanas pela frente de tudo isso, ou nada daquilo! Concentre-se nas suas regalias (sorvete, chocolate com calda de cereja, Vai uma porção?).

SEU CORPO
Finalmente a desculpa "Esta noite não, meu amor, estou com dor de cabeça" - é verdadeira. Graças a todos os novos hormônios passeando pelo corpo, muitas mulheres experimentam fortes dores de cabeça. E, uma vez que você está limitada a apenas alguns remédios enquanto grávida, livrar-se de uma desagradável dor pode ser algo especialmente difícil.
O acetaminofeno ou paracetamol (como Tylenol) é considerado seguro durante a gravidez, enquanto outros à base de ibuprofeno devem ser evitados. Se você quiser evitar tomar qualquer medicação, existem algumas soluções alternativas para resolver a dor de cabeça, como compressas frias e exercícios que podem ajudar.

SEU BEBÊ
Todos os órgãos vitais do bebê já estão formados e em pleno funcionamento, assim o risco de defeitos diminui essa semana à medida que seu bebé torna-se menos suscetível a influências externas. Graças a Deus!

OUTROS EXCITANTES DESENVOLVIMENTOS:
- As orelhas estão assumindo o lugar correto nesta semana e as unhas estão começando a se formar. O seu "cabecinha de abóbora" faz jus ao apelido, pois a cabeça é quase tão grande quanto o resto do corpo;  
- As pálpebras se fecham e se fundem e as íris dos olhos começaram a se desenvolverem;  
- Em algum momento desta semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começará a funcionar como tal.   
- Apesar dos testículos ou ovários já estarem completamente formados, não comece a decoração do quartinho. Você não será capaz de ver o sexo do seu bebê por mais algumas semanas;  
- Seu bebê está realmente avançando agora. Em um ultrasom você será capaz de ver os braços e pernas do seu pequeno acrobata, dando saltos dignos do Cirque du Soleil. Você ainda não será capaz de sentir qualquer movimento, por isso, caso sinta algo "chutar", provavelmente são gases :);  
- Nas próximas nove semanas, o seu bebé aumentará 30 vezes em peso e quase triplicará em comprimento. Você poderá sentir-se como se estivesse aumentado 30 vezes em peso também, neste ponto, mas podemos garantir que não, pois ainda tem muito pela frente e você ainda não viu nada;  
- As palmas de suas mãos também tornam-se mais sensíveis, fazendo com que ele sinta tudo o que toca. Além disso, o olfato do seu bebê e os outros sentidos vão começar a se desenvolver nesta semana. 
- Outra novidade interessante também, é que nessa semana o seu bebê começará a explorar o seu próprio corpo, como por exemplo brincar com o seu próprio nariz.

O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO...
"O nariz do meu bebê será parecido com o meu, com o do papai ou a soma dos dois?"

FAZ BEM COMER...
Beba muito leite! Seu filhote precisa de bastante cálcio para formar  e fortalecer toda a estrutura óssea.  Também continue bebendo muita água, mesmo que seja muito chato ir, de 10 em 10 minutos, ao banheiro.
Caso tenha dificuldades com a ingestão de leite, substitua-o por leite de soja, porém fique atenta para ver se a marca que você comprar tem cálcio.

É BOM SABER...
Não ocorre com todas as mulheres, mas algumas percebem mudanças em suas unhas e/ou cabelos. Pode ser que estes engrossem ou cresçam com maior rapidez, o mesmo talvez ocorra as unhas. Alguns médicos acreditam que o fenômeno aconteça devido à maior circulação no corpo. Outros dizem que é pelas mudanças hormonais. Qualquer que seja o caso, as alterações são temporárias e não há algo que se possa fazer para evitá-las. 

FUTURO PAPAI
Você está lidando bem com esse negócio de gravidez? Os altos e baixos, as preocupações financeiras e a responsabilidade, vendo a mãe colocar o estômago para fora, dia após dia? Você precisa de um tempo. Seja bom com si mesmo e dedique algumas horas batendo uma bolinha, fazendo um pouco de ginástica  ou se divertindo com os amigos. Quando voltar para casa, surpreenda sua mulher com um ramalhete de rosas vermelhas e um cartão dizendo palavras carinhosas, como: "Obrigado, querida. Eu a amo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário