sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sua Gravidez: 10ª Semana de gravidez

A montanha-russa da náusea está quase terminando, mas a de emoções (felicidade, tristeza, choro, chateação…; tudo nos últimos 30 segundos!) apenas aumenta

SEU CORPO
Os hormônios percorrem seu corpo e geram confusão em sua sanidade emocional; então, se prepare para passar os próximos meses trocando entre as extremidades de um pêndulo sentimental a outro.
O mal-estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Palpitações transitórias podem acontecer. Seu volume de sangue aumentará de 40 a 50% durante a gestação. Como resultado, notam-se facilmente as veias, especialmente na barriga, nas mamas e nas pernas. 

SEU BEBÊ
Até ao final da 10ª semana, seu bebé será diplomado de embrião para feto. Durante o período embrionário, ele era extremamente sensível ao seu ambiente e o mínimo de descuido podia prejudicar o seu desenvolvimento. A grande maioria das más-formações congênitas ocorrem antes do final da décima semana. É encorajador saber que essa fase crítica já passou! Poucas são as más-formações congênitas ocorridas no período fetal. 

OUTROS DESTAQUES DESSA SEMANA
- O seu mini girino se transformou em um, como posso dizer, bebê. Não é somente mais parecido com a forma humana, mas a sua  “cauda” desapareceu e juntou-se à coluna vertebral;
- Agora o seu bebê tem os dedos das mãos e dos pés bem definidos, isso explicará o fluxo permanente de socos e chutes;
- O esqueleto dele está começando a crescer e a endurecer. As pálpebras já não são mais transparentes. Os dentes estão começando a se formar, apesar dele não ter qualquer dente até seis, sete, oito, nove ou dez meses após o nascimento.
- O cérebro dele atingirá uma marca incrível de 25.000 novos neurônios a cada minuto desta semana. Embora você possa sentir como se estivesse perdendo tantos quantos ele está ganhando, podemos assegurar-lhe que não é permanente;
- Se você estiver grávida de um menino, ele começou a produzir o hormônio testosterona.
- Seja menino ou menina, os rins estão criando uma abundância de urina. Podemos chamá-la de Sortuda, pois não terá que trocar nenhuma fralda por mais 30 semanas.
- A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 31 e 42mm, mais ou menos o tamanho de uma castanha do pará. À partir desta semana podemos mensurar com mais precisão quanto o bebê está pesando. Antes, o seu peso era muito pouco para se levar em consideração a variação semanal. E o peso dele nesta semana vai estar em torno de 4 e 5 gramas.
- Através da ultra-sonografia já é possível medir a translucência nucal que pode afastar o diagnóstico de Síndrome de Down.

O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO...
“Só mais 30 semanas!!!”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário