domingo, 27 de novembro de 2011

Sua Gravidez: 20ª semana de gravidez

Oba! Você está na metade do caminho! Parabéns! Essa é também a semana em que você poderá ver o seu bambino pela ultrassonograma (ultrassom), revelando, exatamente, se é ele ou ela. Por que não comemorar com uma garrafa de suco de laranja?

Seu corpo

Tão temidas pela maioria das grávidas, as estrias cutâneas representam um problema estético muito frequente. Calcula-se que apareçam em 75% das gestações. São mais comuns na primeira gravidez; e,  se não surgirem aí, é raro que o façam depois, salvo que exista um grande aumento de peso, por exemplo, como consequência de uma gravidez múltipla. Podem começar no sexto mês, e aparecem, principalmente, na barriga e nos seios.
Infelizmente não existe uma forma segura de preveni-las quando a mulher tem uma propensão. De qualquer forma, o cuidado da pele é fundamental.

Seu útero deve estar agora na mesma altura do seu umbigo. Após esta semana, deverá crescer um centímetro por semana. Os médicos medem o tamanho do útero para ajudar a traçar o crescimento do bebê. Cada profissional tem a sua maneira de o fazer, mas o objetivo é o mesmo. Ao saber de suas medidas, não tente ficar se comparando a outras gestantes; pois, como dito, cada médico mede de forma diferente: uns usam o umbigo como ponto de referência; e outros, o osso púbico. 

Seu bebê

Esta é a semana em que a maioria das mulheres recebe uma notícia muito importante, revelada pelo ultrassom.  Será que seu bebê fará xixi de pé ou sentado? 

Outros destaques:
  • Agora o seu bebê já tem estabelecido padrões de dormir similar a um recém-nascido. Muitos bebês já têm uma posição preferida de dormir. Alguns tiram uma soneca com o seu queixo descansando sobre seu peito, enquanto outros tiram um cochilo com a sua cabeça para trás. Muitos, nessa idade já tem ciclos de sono e atividades, de modo que você pode saber antes de sua chegada se tem uma coruja da noite ou um pássaro da manhã;
  • Se o seu bebê é um menino, os testículos dele descem da pelve para a bolsa escrotal. Se for uma menina, o útero dela está totalmente formado e o resto das suas "partes" estão em desenvolvimento; 
  • A pele do seu bebê agora está se tornando mais complexa, formando várias camadas. A epiderme, ou a superfície da pele do seu bebê, possui quatro camas que contêm cadeias de alcance. As camadas que se formam nas palmas das mãos do seu bebê irão formar as suas impressões digitais definitivas;
  • Os pulmões e o sistema digestivo do seu bebê estão quase completando o seu desenvolvimento. Seu cérebro tem cerca de 30 milhões de neurônios e as suas habilidades de olfato, audição, visão, tato e paladar estão se desenvolvendo cada vez mais;
  • O bebê já está mais receptivo aos estímulos externos, isso significa que ele já pode ouvir as coisas que você fala, porém, como ele está imerso em líquido amniótico o som da sua voz fica um pouco distorcida para ele, mas mesmo assim ele pode ouvi-la. Portanto, se você é daquelas mulheres que gostam de mimar crianças, você já pode começar a mimar o seu lindo bebê;
  • Deste ponto em frente, o seu bebê irá destinar a maior parte de sua energia para ganhar peso e, coincidentemente, você também! Neste momento a medida de seu bebê, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 14 e 16 centímetros.O peso do bebê agora é de 290 gramas aproximadamente.

Sua vida

O que você está pensando...

"Vinte já foram, só faltam mais vinte!"

Faz bem comer...

Bananas são ricas em potássio, portanto, evitam câimbras e o cansaço nas pernas. Mas, não coma muito, pois prendem o intestino em caso de excesso.

Futuro papai

Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto, e deve participar, junto à mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes a isso, enquanto outros ficam entusiasmadíssimos. Você precisa participar ativamente e tirar todas as dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros afins e perceber que não é o único a sentir medo de ser pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário