sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sua Gravidez: 17ª semana de gravidez

Até agora, você está bem consciente da gestação, ainda que seu "Mini" ainda não tenha começado a fazer muita bagunça. Você sentirá  algumas dores aleatórias em lugares estranhos de acordo com o crescimento do útero. Tudo isso faz parte da jornada de ser mãe; então, preste atenção aos chutes sentidos, é a maneira que seu bebê tem para marcar sua presença. Aproveite!


Seu Corpo 
Hora de abortar as mensagens contraditórias. Depois de passar toda sua vida tentando evitar ganhar peso, agora você foi aconselhada a engordar. Mas não em demasia; é claro. Nem ganhar peso de forma errada. A questão de fundo é que se torna essencial para se obter uma quantidade adequada de peso, por meio de alimentos saudáveis, e não milkshakes e sanduíches. Peça ao médico, ou a um nutricionista, elaborar um plano de ganho de peso para você.
Não se preocupe em ganhar mais peso; você pode perderá depois de o bebê nascer. Lembre-se de que uma mulher gestante tem que consumir cerca de 300 calorias extras por dia, o que, na verdade, não é muito; pode ser apenas um pequeno lanche, composto de bolachinhas salgadas com queijo. Então,  não coma por dois!
Seu útero deve estar, nesta fase, cinco centímetros abaixo do umbigo e torna-se cada vez mais arredondado.
Sentir os movimentos do bebê é um sinal visível à  mãe de que tudo corre bem, mas, se não sentiu o bebê chutar, ou não tem certeza, não se preocupe. Geralmente é entre as semanas 16 e 20 que a maioria  consegue sentir e ter certeza de que foi o bebê que se mexera.
Neste período, pode surgir epistaxe, ou seja, sangramentos pelo nariz e pela gengiva devido à elevação da pressão arterial.


Seu bebê
Falando em ganhar peso, é isso que vai acontecer com seu bebê essa semana. Nessa semana ele começa a ganhar algumas camadas de gordura (tecido adiposo), importante para o controle da temperatura e metabolismo do corpo, assim ele não passará frio quando nascer. O peso do seu bebê aumentará cerca de seis vezes ao longo das próximas quatro semanas. Vale a pena saber que você não é a única que está crescendo!

Outros acontecimentos nesta semana:
  • Dentro ou fora do útero, bebês gostam de brincar e, o seu já deve ter encontrado o seu primeiro brinquedo, o cordão umbilical. Ele gosta de puxá-lo e segurá-lo.
  • A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 11 e 13 cm. 

Sua vida
Se o herdeiro ou herdeira do trono terá seu próprio quarto, é hora de começar a pensar em como você gostaria de decorá-lo. Não gaste uma fortuna, pois talvez nem o bebê goste. Além do mais, ele vai vomitar, morder e fazer coco no seu quarto novo!
Alguns pontos devem ser observados na decoração. Primordialmente, o bebê necessita de um ambiente tranquilo, especialmente nos primeiros meses, para lhe assegurar proteção de ruídos e de aberturas repentinas de portas e de janelas. Em segundo lugar, a área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso para você atendê-lo com rapidez quando necessário.
Uma boa opção para começar a decoração do quarto é planejar a distribuição dos móveis. Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, com pinturas atóxicas e livres de PVC, independentemente do estilo escolhido.


O que você está pensando...
"Eu - Tenho - Somente - Mais - Cinco - Meses - Até - Tudo - Mudar!!!"


Faz bem comer...
Alimentos ricos em ferro, como peixes, frutos do mar e aves; ameixas e outras frutas secas; feijões; hortaliças folhosas (ex: couve, espinafre, brócolis), pois auxiliam na formação de sangue e evitam a anemia durante a gravidez.A Vitamina C auxilia na retenção do ferro; portanto, produtos ricos nessa vitamina, como:
  • Frutas: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros.
  • Hortaliças: brócolis, pimentão verde, tomate, aspargo, couve-flor, entre outros. 

Futuro Papai
Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê a que sua esposa refere-se. Ela pode ficar ansiosa para que os sinta e talvez peça que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto a ela. É só você colocar a mão, e o bebê para de mexer; não é? Não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo... Seja persistente e, em poucos dias, você estará participando da brincadeira, inclusive sentindo-o chutar as suas costas ou a sua barriga durante a noite; logicamente, depende da posição em que você está em relação à mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário