quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sua Gravidez: 13ª semana de gravidez

Bem-vinda à última semana do seu primeiro trimestre! Você já deve estar sentindo sua energia (e libido!) de volta. Tire proveito do novo estado estável e saia para jantar, pegar um cinema, enfim divirta-se um pouco com o maridão. Se tiver que viajar, ou quiser tirar umas férias, faça isso agora! 

Seu Corpo
Diga oi para as garotas! Nesse momento seus seios, provavelmente, estão lindos. Você pode agradecer os hormônios pela turbinada. Estrogêneo e progesterona estão estimulando as glândulas produtoras de leite em seus seios, portanto, eles vão continuar a crescer.
Sua barriga talvez esteja crescendo também. Se você está se sentindo "enorme", apenas espere, pois você não viu nada ainda! Cada mulher reage de forma diferente e começa a exibir a barriga em épocas diversas. Por isso, não se preocupe se você não estiver parecendo grávida. Ou se você já parece estar no último mês de gestação.
O útero pode ser sentido em torno de 10 centímetos abaixo do umbigo. À medida que seu útero estica, você pode sentir o abdômen dolorido. Os ligamentos que sustentam o seu útero esticam para acomodar o crescimento do órgão. Essa é a chamada dor do ligamento redondo. Muitas vezes, é interpretada como uma fisgada perto da região da virilha.

Você pode ter um pequeno vazamento "lá embaixo" - não deve ser nada para se preocupar . À medida que a gravidez continuar, conte com mais Leucorreia (esse é o termo técnico para isso).
O corrimento vaginal (ou leucorreia) é também chamado de vaginite ou vulvovaginite. São as alterações caracterizadas por um fluxo vaginal anormal, geralmente com volume aumentado, podendo ter ou não cheiro desagradável, irritação, coceira ou ardência na vagina ou na vulva e vontade de urinar frequentemente. É um dos problemas ginecológicos mais comuns, e uma das causas mais constantes de consulta ao ginecologista.
Você sabe para que serve o útero e o líquido amniótico?
O útero é o órgão que guarda e protege o feto, líquido amniótico, placenta e cordão umbilical. Ele contrai-se na hora do parto, expulsando o bebê do corpo da mamãe.
O líquido amniótico tem a função de não deixar a parede do útero apertar e sufocar o bebê. Outra finalidade é  isolar o neném do frio e do calor e amortecer os possíveis socos e empurrões que a mamãe levar na barriga. 

Seu Bebê
O seu neném pode fechar a mão e até mesmo chupar o polegar nessa semana. Se você estiver com sorte poderá vê-lo chupando dedo na próxima ultrassonografia, uma pose e tanto para a fotografia que fazem do bebê ainda no ventre materno.

Outros excitantes desenvolvimentos: 
 - Umas das mudanças marcantes agora é que a cabeça do feto diminui a velocidade de crescimento em comparação com o corpo. As medidas estão ficando cada vez mais proporcionais; 
- Seu crânio e ossos estão se solidificando, portanto, logo logo as costelas começarão a aparecer. Os intestinos estão finalmente no lugar onde devem estar - dentro da barriga dele e não no lado de fora, junto ao cordão umbilical; 
- A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 65 e 78mm. E o seu peso vai estar em torno de 13 e 20 gramas;
- Outra novidade super interessante é que os olhos e as orelhas do seu bebê estão começando a se posicionar corretamente, deixando o seu bebê cada vez mais bonito;

Sua vida
Mesmo as suas calças jeans mais largas podem não servir, e você já deve utilizar as roupas oficiais de grávida. Veja algumas dicas de vestimenta, caso queira economizar: Compre apenas algumas peças por vez, pois é difícil prever o quão rápido sua barriga vai crescer; Faça compras em um intervalo de três ou quatro semanas. Existem lojas específicas para gestantes de todas as idades.

O que você está pensando...
"Ok, meu jeans favorito não serve mais, e mesmo aquelas roupas um pouco mais soltas estão ficando apertadas. Vou às compras e só voltarei quando conseguir algo que me faça sentir fabulosa!" 

É bom saber...
Nesta fase, observa-se, em algumas mulheres o surgimento do colostro, um líquido grosso e amarelado que antecede ao leite. Sua pele começa a esticar, e é neste momento que você deve se preocupar com as estrias. Hidrate-a bastante; o ideal seria você fazer isso antes mesmo que as estrias apareçam. E, se sentir umas coceiras em lugares específicos do corpo - como quadris, ao redor do umbigo, na barriga e nas laterais das coxas, não se entregue à tentação. As rachaduras na pele, em maior ou menor grau, ainda não têm cura; por isso, cuide-se ao máximo.
Previna-se também contra as famosas varizes;  use meias elásticas, evite saltos altos e calças apertadas. O melhor a fazer é praticar exercícios; pois além de facilitar o momento do parto,  eles ajudam a ter de volta o corpo que você tinha antes da gestação. Você pode praticar exercícios leves, como natação, hidroginástica ou caminhada. Contudo,  lembre-se sempre de consultar seu médico antes. 

Futuro papai
Os próximos meses serão mais fáceis de se levar. A mulher sente-se bem, pois os hormônios já se acomodaram em termos de produção. Prepare-se para comemorar o fim do primeiro trimestre e faça uma comemoração especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário